A PROBABILIDADE E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Adriano Augusto de Souza FAIT/FAEF

Palavras-chave:

Educação; Tecnologia; Ensino; Aprendizagem; Alunos.

Resumo

Esta pesquisa tem como finalidade principal apresentar a prática pedagógica envolvendo o conteúdo de probabilidade e sua relação com as metodologias ativas no ensino da matemática, principalmente na desmitificação de todo o processo de criação nos dias atuais dentro do ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo principal discutir as principais características do ensino de probabilidade dentro da Matemática e sua relação com as metodologias ativas neste contexto, detalhando o início ao fim do processo da prática pedagógica envolvendo os alunos e professores, demonstrando as vantagens e desvantagens deste para o cotidiano escolar. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em livros, teses e dissertações de pós-graduação, artigos científicos da área e sites específicos da internet, e entre outros, no qual possibilitaram a obtenção de novos conhecimentos e esclarecimentos acerca dos conteúdos da Matemática, assim como o funcionamento de todo processo de ensino aprendizagem na escola. Conclui-se que a escola deve ser um local integrador, acolhedor, socializador e desenvolvedor de boas práticas pedagógicas envolvendo a Matemática, outras ciências e a tecnologia, onde as necessidades educacionais e diferenças de aprendizagem vão ser dirimidas e igualadas num mesmo valor, para trilhar uma educação pública de alcance de todos com qualidade.

Publicado

2021-09-13 — Atualizado em 2021-09-15

Versões

Edição

Seção

Artigos