A educação profissional e tecnológica, o ensino médio integrado e o ensino de arte

contextos e contradições

Autores

  • Gilbert Daniel da Silva Prefeitura de Belo Horizonte

Palavras-chave:

educação profissional, ensino de arte, ensino médio, educação integral

Resumo

Neste trabalho, discorremos sobre a educação profissional integrada ao ensino médio e os contextos e contradições do ensino de artes visuais, teatro, dança e música nas instituições federais. O nosso objetivo é descrever um breve histórico da educação profissional e da arte educação brasileira, bem como analisar os contextos nos quais o ensino de arte é negligenciado aos jovens estudantes. Este trabalho se fundamenta na análise de documentos e pesquisa bibliográfica, com foco nos projetos pedagógicos de curso de três campus. Em um primeiro momento, vamos nos concentrar no conceito da educação profissional em sua modalidade integrada ao ensino médio. Em um segundo momento, vamos abordar o ensino de arte e suas metodologias de ensino, sem as quais não se efetiva o conhecimento artístico. Em um terceiro momento, vamos nos debruçar nos documentos, nos contextos e nas contradições envolvendo a educação profissional e os processos da arte na educação. Nas considerações finais, serão apresentados nossos argumentos no sentido de reforçar a relevância da cultura e da arte na escola, sobretudo no caso do ensino médio integrado.

Publicado

2021-09-13 — Atualizado em 2021-09-15

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Artigos