CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS
Palavras-chave:
identidade, crianças negras, contação de históriaResumo
Este artigo objetiva discutir como a atividade lúdica de contação de história pode ser uma ferramenta pedagógica importante na construção da identidade e na autoestima da criança negra. O artigo aborda por meio de uma discussão bibliográfica como os livros e suas mais variadas histórias podem influenciar de forma positiva a vida e favorecer as relações sociais da criança negra em idade pré-escolar ou mesmo em outras fases da vida escolar. A abordagem do texto privilegia a ideia de que atividades lúdicas, de forma geral, são benéficas para o desenvolvimento em diversos níveis das crianças em contextos escolares. Nesse sentido, observa-se destaque para a contação de história no sentido de ser um recurso que potencializa a construção e elevação da autoestima da criança negra. Esse processo ocorre por meio do uso de histórias com personagens negras com as quais as crianças possam se identificar.