CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS

Autores

  • Luciene Borges Muniz Faculdade Famart
  • Luciano Borges Muniz Faculdade Famart

Palavras-chave:

identidade, crianças negras, contação de história

Resumo

Este artigo objetiva discutir como a atividade lúdica de contação de história pode ser uma ferramenta pedagógica importante na construção da identidade e na autoestima da criança negra. O artigo aborda por meio de uma discussão bibliográfica como os livros e suas mais variadas histórias podem influenciar de forma positiva a vida e favorecer as relações sociais da criança negra em idade pré-escolar ou mesmo em outras fases da vida escolar. A abordagem do texto privilegia a ideia de que atividades lúdicas, de forma geral, são benéficas para o desenvolvimento em diversos níveis das crianças em contextos escolares. Nesse sentido, observa-se destaque para a contação de história no sentido de ser um recurso que potencializa a construção e elevação da autoestima da criança negra. Esse processo ocorre por meio do uso de histórias com personagens negras com as quais as crianças possam se identificar.

Biografia do Autor

Luciene Borges Muniz, Faculdade Famart

Pedagoga pela Faculdade Famart. Pós-graduada em Educação Especial pela Faculdade Famart. Pedagoga na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (SER-MG)

Luciano Borges Muniz, Faculdade Famart

Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Famart, orientador do trabalho. Doutorando em Ciências Sociais e Mestre em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Graduado em História e Pedagogia.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Muniz, L. B., & Muniz, L. B. (2024). CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS. Pensar Além, 9(1), 21–32. Recuperado de https://periodicos.faculdadefamart.edu.br/index.php/revistapensaralem/article/view/e241

Edição

Seção

Artigos