CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS

Autores/as

  • Luciene Borges Muniz Faculdade Famart
  • Luciano Borges Muniz Faculdade Famart

Palabras clave:

identidade, crianças negras, contação de história

Resumen

Este artigo objetiva discutir como a atividade lúdica de contação de história pode ser uma ferramenta pedagógica importante na construção da identidade e na autoestima da criança negra. O artigo aborda por meio de uma discussão bibliográfica como os livros e suas mais variadas histórias podem influenciar de forma positiva a vida e favorecer as relações sociais da criança negra em idade pré-escolar ou mesmo em outras fases da vida escolar. A abordagem do texto privilegia a ideia de que atividades lúdicas, de forma geral, são benéficas para o desenvolvimento em diversos níveis das crianças em contextos escolares. Nesse sentido, observa-se destaque para a contação de história no sentido de ser um recurso que potencializa a construção e elevação da autoestima da criança negra. Esse processo ocorre por meio do uso de histórias com personagens negras com as quais as crianças possam se identificar.

Biografía del autor/a

Luciene Borges Muniz, Faculdade Famart

Pedagoga pela Faculdade Famart. Pós-graduada em Educação Especial pela Faculdade Famart. Pedagoga na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (SER-MG)

Luciano Borges Muniz, Faculdade Famart

Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Famart, orientador do trabalho. Doutorando em Ciências Sociais e Mestre em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Graduado em História e Pedagogia.

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Muniz, L. B., & Muniz, L. B. (2024). CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS. Pensar Além, 9(1), 21–32. Recuperado a partir de https://periodicos.faculdadefamart.edu.br/index.php/revistapensaralem/article/view/e241

Número

Sección

Artigos