A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI

Authors

  • Amanda Souza FAMART

Keywords:

Aprendizagem. Educação Infantil. Ensino. Jogos educativos. Tecnologia.

Abstract

Este presente artigo discute o tema “A Importância dos Jogos Educativos no Processo de Ensino-aprendizagem no Século XXI” e é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre como os jogos educativos são importantes no processo de aprendizagem para as crianças. Este trabalho tem como objetivo geral compreender a importância dos jogos educativos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem na educação básica. Os objetivos específicos são analisar a importância dos jogos e das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; descrever os tipos de jogos, enfatizando os jogos educativos e sua história; desmistificar a ideia de que os jogos são as práticas lúdicas exclusivas do universo infantil; relacionar jogos e as novas tecnologias e a Base Nacional Comum Curricular e apresentar percepções dos professores sobre a influência dessas metodologias no processo de ensino-aprendizagem. A tipologia de pesquisa é a pesquisa bibliográfica, ao qual o trabalho será realizado na abordagem qualitativa, baseado em teorias e estudos de teóricos e documentos cujo o tema esteja voltado para a importância dos jogos educativos desde a educação infantil. A Problematização é abordar sobre sabendo o quanto as práticas lúdicas auxiliam no processo de desenvolvimento do sujeito, o porquê essas práticas se “perdem” com o passar dos anos de escolarização e concluindo que o jogo se torna uma ferramenta indispensável para motivar e despertar o interesse dos alunos. Sua utilização no ambiente escolar proporciona ao sujeito se desenvolver em todas as dimensões, sendo elas intelectual, física, emocional, social e cultural.

Published

2022-05-24

How to Cite

Souza, A. (2022). A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI. Pensar Além, 6(2). Retrieved from https://periodicos.faculdadefamart.edu.br/index.php/revistapensaralem/article/view/49