REFLEXOS DO PERFIL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENCONTRADAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Ozânia Faria Andrade de Oliveira
  • Luciano Borges Muniz

Resumo

Este estudo apresenta, por meio de uma pesquisa qualitativa, discussões acerca da relação entre formação docente e as dificuldades de aprendizagem. O estudo se realizou por meio de entrevistas semiestruturadas feitas com 33 professores da rede municipal de Itaúna, atuantes em três níveis de ensino da educação básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Dentre os principais aspectos discutidos está a ideia de que a formação docente no Brasil tem recebido historicamente pouca atenção e portanto, tem sido vista como fator pouco relevante para a prática docente. Esse aspecto que tem raízes históricas ainda reflete na contemporaneidade e tem relação direta com a forma como as dificuldades de aprendizagem são tratadas pelos docentes. Além disso, foi possível perceber que esta pesquisa relaciona como a formação docente se influencia na aprendizagem e na superação das dificuldades pelos alunos com as dificuldades de aprendizagem. Conforme demonstra Tardif, os saberes que os professores adquirem ao longo da jornada da docência contribui de forma significativa para que os alunos com dificuldade de aprendizagem possam ter um bom desempenho. os saberes experenciais por ora parecem ser mais significativos para auxiliar os professores em suas práticas junto aos alunos com algum dificuldade de aprendizagem que os saberes curriculares.

Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

Artigos