INCLUSÃO, DIVERSIDADE E AS QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS EM SALA DE AULA

Autores

  • Luciano Borges Muniz Faculdade Famart
  • Isabela Sofia de Camargos Faculdade Famart

Resumo

O presente artigo se insere no campo dos estudos étnico-raciais no âmbito da escola.
Sua proposta é discutir as possibilidades de inserir o tema da inclusão e das relações étnicoraciais em meio as discussões teóricas sobre a valorização da História da África e dos
Afrodescendentes. O estudo foi feito por meio de uma pesquisa bibliográfica que procurou
perceber as vantagens de se propor uma maior inclusão dos alunos negros nas escolas por meio
da valorização de narrativas que evidenciem e discutam a História do nosso país e adote práticas
pedagógicas no campo da história que rompam, na medida do possível, com a visão
predominantemente eurocêntrica e avance em direção à história e posturas que valorizem os
alunos negros, suas histórias e origens.

Publicado

2021-09-13 — Atualizado em 2021-09-15

Versões

Edição

Seção

Artigos