FAMÍLIA E ESCOLA

Parceria fundamental na aprendizagem

Autores

  • Roseli Maria Silva Teixeira Faculdade Famart
  • Glaciane Moreira Franco Pereira Faculdade Famart

Palavras-chave:

família, escola, estudante, aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar possíveis fatores externos ao estudante, que poderá influenciar significativamente em sua aprendizagem. Neste estudo foi analisado o meio no qual o aluno está inserido, como um fator agravante em sua aprendizagem, tornando o fator ambiente como influenciador da aprendizagem ou da não aprendizagem. Lares conflituosos, pais divorciados, situação socioeconômica desfavorável, falta de tempo de qualidade dos pais com seus filhos, a falta de pareceria entre família e escola, a falta de conhecimento de familiares, profissionais da escola e como também do estudante sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são fatores mencionados neste artigo. Estudantes que estão inseridos em um ambiente familiar acolhedor bem como os estudantes que não possuem um ambiente acolhedor, como podem ser influenciados pelo meio no qual estão inseridos. Os resultados obtidos pela pesquisa realizada pelo Google Forms, vieram ser congruentes com teóricos mencionados no artigo. Portanto é necessário um olhar diferenciado não somente para os estudantes com necessidades especiais e laudos, mas para todos os alunos de acordo com suas subjetividades, inclusive o aluno inserido em ambientes conflitantes. A ação de autoridades competentes que atentem para a necessidade de um psicólogo dentro das escolas.

Biografia do Autor

Roseli Maria Silva Teixeira, Faculdade Famart

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Famart em Itaúna (MG). Endereço eletrônico: roselimariasteixeira@gmail.com

Glaciane Moreira Franco Pereira, Faculdade Famart

Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna (2010), Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2004) e Graduada em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2002). Participou do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente (GEPPDOC) de 2009 a 2011 (PUC-Minas). De 2009 a 2012, Coordenadora Pedagógica Educação Infantil e Creches Municipais e Conveniadas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaúna (MG) e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Pré-escola (2018 a 2020). Docente na Faculdade Famart, dos Curso de Licenciatura em Pedagogia Presencial e EaD e Psicopedagogia EaD. Endereço eletrônico: glaciane.pereira@faculdadefamart.edu.br

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Teixeira, R. M. S., & Pereira, G. M. F. (2024). FAMÍLIA E ESCOLA: Parceria fundamental na aprendizagem. Pensar Além, 9(1), 33–58. Recuperado de https://periodicos.faculdadefamart.edu.br/index.php/revistapensaralem/article/view/e242

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)