FAMÍLIA E ESCOLA
Parceria fundamental na aprendizagem
Palabras clave:
família, escola, estudante, aprendizagemResumen
Este artigo tem como objetivo analisar possíveis fatores externos ao estudante, que poderá influenciar significativamente em sua aprendizagem. Neste estudo foi analisado o meio no qual o aluno está inserido, como um fator agravante em sua aprendizagem, tornando o fator ambiente como influenciador da aprendizagem ou da não aprendizagem. Lares conflituosos, pais divorciados, situação socioeconômica desfavorável, falta de tempo de qualidade dos pais com seus filhos, a falta de pareceria entre família e escola, a falta de conhecimento de familiares, profissionais da escola e como também do estudante sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são fatores mencionados neste artigo. Estudantes que estão inseridos em um ambiente familiar acolhedor bem como os estudantes que não possuem um ambiente acolhedor, como podem ser influenciados pelo meio no qual estão inseridos. Os resultados obtidos pela pesquisa realizada pelo Google Forms, vieram ser congruentes com teóricos mencionados no artigo. Portanto é necessário um olhar diferenciado não somente para os estudantes com necessidades especiais e laudos, mas para todos os alunos de acordo com suas subjetividades, inclusive o aluno inserido em ambientes conflitantes. A ação de autoridades competentes que atentem para a necessidade de um psicólogo dentro das escolas.