A MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Vany Ferreira de Andrade Faculdade Famart
  • Glaciane Moreira Franco Pereira Faculdade Famart

Palavras-chave:

música, criança, professor, educação infantil

Resumo

A música tem um forte papel na vida das crianças de zero a cinco anos, pois é capaz de favorecer descobertas e possibilidades por meio de experiências, facilitando o seu desenvolvimento, nos aspectos social, cognitivo e motor. Neste estudo foi analisado o trabalho com a musicalização nas salas de aulas da educação infantil, o contato da criança com a música de diversas formas, a música no ambiente escolar, o papel do professor de educação infantil, os escritos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por fim, o fazer musical e a criança. Este texto vem analisar a importância da musicalidade e as suas inserções nas instituições de educação infantil, e como a musicalidade estimulam o interesse da criança no seu desenvolvimento e no processo de ensino e aprendizagem. A tipologia é a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, cuja temática traz a importância da musicalização nas escolas de educação infantil, embasados nos autores Brito (2003), Estevão (2002), Jeandot (1990), Jordão (2012), entre outros. O resultado da pesquisa demonstra que os professores reconhecem a importância da música na educação infantil e que essa linguagem atua diretamente na questão da socialização e da cognição dos infantes, diante disto, na pesquisa fica claro que também existem limitações oriundas da ausência de formação específicas em relação a música, o que limita as possibilidades do ensino de música por meio de conteúdos próprios dessa linguagem, quanto a práticas de ações pedagógicas que assumam na música um dos contributos na formação integral das crianças.

Biografia do Autor

Vany Ferreira de Andrade, Faculdade Famart

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Famart, Itaúna (MG). Endereço eletrônico: vitoryvany@gmail.com

Glaciane Moreira Franco Pereira, Faculdade Famart

Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna (2010), Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2004) e Graduada em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2002). Participou do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente (GEPPDOC) de 2009 a 2011 (PUC-Minas). De 2009 a 2012, Coordenadora Pedagógica Educação Infantil e Creches Municipais e Conveniadas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaúna (MG) e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Pré-escola (2018 a 2020). Docente na Faculdade Famart, dos Curso de Licenciatura em Pedagogia Presencial e EaD e Psicopedagogia EaD. Endereço eletrônico: glaciane.pereira@faculdadefamart.edu.br

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Andrade, V. F. de, & Pereira, G. M. F. (2024). A MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar Além, 9(1), 59–78. Recuperado de https://periodicos.faculdadefamart.edu.br/index.php/revistapensaralem/article/view/e243

Edição

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