A MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
música, criança, professor, educação infantilResumo
A música tem um forte papel na vida das crianças de zero a cinco anos, pois é capaz de favorecer descobertas e possibilidades por meio de experiências, facilitando o seu desenvolvimento, nos aspectos social, cognitivo e motor. Neste estudo foi analisado o trabalho com a musicalização nas salas de aulas da educação infantil, o contato da criança com a música de diversas formas, a música no ambiente escolar, o papel do professor de educação infantil, os escritos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por fim, o fazer musical e a criança. Este texto vem analisar a importância da musicalidade e as suas inserções nas instituições de educação infantil, e como a musicalidade estimulam o interesse da criança no seu desenvolvimento e no processo de ensino e aprendizagem. A tipologia é a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, cuja temática traz a importância da musicalização nas escolas de educação infantil, embasados nos autores Brito (2003), Estevão (2002), Jeandot (1990), Jordão (2012), entre outros. O resultado da pesquisa demonstra que os professores reconhecem a importância da música na educação infantil e que essa linguagem atua diretamente na questão da socialização e da cognição dos infantes, diante disto, na pesquisa fica claro que também existem limitações oriundas da ausência de formação específicas em relação a música, o que limita as possibilidades do ensino de música por meio de conteúdos próprios dessa linguagem, quanto a práticas de ações pedagógicas que assumam na música um dos contributos na formação integral das crianças.