A MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Vany Ferreira de Andrade Faculdade Famart
  • Glaciane Moreira Franco Pereira Faculdade Famart

Palabras clave:

música, criança, professor, educação infantil

Resumen

A música tem um forte papel na vida das crianças de zero a cinco anos, pois é capaz de favorecer descobertas e possibilidades por meio de experiências, facilitando o seu desenvolvimento, nos aspectos social, cognitivo e motor. Neste estudo foi analisado o trabalho com a musicalização nas salas de aulas da educação infantil, o contato da criança com a música de diversas formas, a música no ambiente escolar, o papel do professor de educação infantil, os escritos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por fim, o fazer musical e a criança. Este texto vem analisar a importância da musicalidade e as suas inserções nas instituições de educação infantil, e como a musicalidade estimulam o interesse da criança no seu desenvolvimento e no processo de ensino e aprendizagem. A tipologia é a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, cuja temática traz a importância da musicalização nas escolas de educação infantil, embasados nos autores Brito (2003), Estevão (2002), Jeandot (1990), Jordão (2012), entre outros. O resultado da pesquisa demonstra que os professores reconhecem a importância da música na educação infantil e que essa linguagem atua diretamente na questão da socialização e da cognição dos infantes, diante disto, na pesquisa fica claro que também existem limitações oriundas da ausência de formação específicas em relação a música, o que limita as possibilidades do ensino de música por meio de conteúdos próprios dessa linguagem, quanto a práticas de ações pedagógicas que assumam na música um dos contributos na formação integral das crianças.

Biografía del autor/a

Vany Ferreira de Andrade, Faculdade Famart

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Famart, Itaúna (MG). Endereço eletrônico: vitoryvany@gmail.com

Glaciane Moreira Franco Pereira, Faculdade Famart

Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna (2010), Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2004) e Graduada em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2002). Participou do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente (GEPPDOC) de 2009 a 2011 (PUC-Minas). De 2009 a 2012, Coordenadora Pedagógica Educação Infantil e Creches Municipais e Conveniadas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaúna (MG) e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Pré-escola (2018 a 2020). Docente na Faculdade Famart, dos Curso de Licenciatura em Pedagogia Presencial e EaD e Psicopedagogia EaD. Endereço eletrônico: glaciane.pereira@faculdadefamart.edu.br

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Andrade, V. F. de, & Pereira, G. M. F. (2024). A MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar Além, 9(1), 59–78. Recuperado a partir de https://periodicos.faculdadefamart.edu.br/index.php/revistapensaralem/article/view/e243

Número

Sección

Artigos

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