DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE 6ª ANO NO PÓS-PANDEMIA: uma pesquisa mista, bibliográfica e de campo sobre o impacto na aprendizagem discente.

Autores

  • Rosimere Cordeiro Dias
  • Daniela Moreno de Camargo

Resumo

Este estudo investigou as dificuldades de aprendizagem dos alunos do 6º ano da Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho, em Itapetim–PE, no contexto da pandemia de COVID-19. O objetivo foi analisar o impacto do ensino remoto e a falta de motivação no rendimento escolar, com foco no período de 2021 até o retorno das aulas presenciais em 2022. A pesquisa, de abordagem mista e de campo, envolveu a aplicação de questionários a alunos e professores. A problematização abordou os desafios educacionais pós-pandemia, com base nas teorias de Vygotsky e Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo e a importância da interação social. Os resultados indicaram que 94% dos alunos relataram dificuldades de aprendizagem, 81% associadas ao ensino remoto e 87% à perda de motivação. Além disso, 92% dos alunos enfrentaram dificuldades nas disciplinas de Português e Matemática. A pesquisa identificou a carência de apoio psicológico (83%) e pedagógico (89%), e a análise das ações da escola mostrou que, embora tenha havido esforços, como o uso de plataformas digitais e materiais impressos, as lacunas educacionais não foram totalmente superadas. Com base nesses resultados, foram propostas intervenções como reforço escolar, apoio psicológico, planejamento inclusivo e maior integração entre escola, família e comunidade.

Downloads

Publicado

2025-04-24