GESTÃO DEMOCRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR: análise bibliográfica sobre a importância do papel do gestor
Resumo
A administração escolar muitas vezes é amparada em princípios da administração geral, com um viés capitalista, apesar de a escola estar comprometida com a formação de indivíduos e seu objetivo principal não visar lucro. Este artigo propõe analisar as características da gestão democrática no ambiente escolar, por meio do estudo de sua estrutura e das ferramentas participativas de gestão. Muitas instituições agem dentro de um modelo burocrático, dificultando a participação dos membros da comunidade escolar na administração, frequentemente concentrando o poder na figura do diretor. O conceito de democracia na educação surgiu de vários movimentos liderados por profissionais da área em busca de melhorias, resultando na inclusão do princípio de gestão democrática na Constituição Federal. O estudo foi encaminhado por meio de pesquisa bibliográfica, incluindo a análise de livros, artigos científicos e diretrizes legais diante da temática, com o objetivo de destacar e refletir sobre o papel do gestor e sua importância no campo pedagógico para a efetivação de uma gestão democrática. Conclui-se que o diretor deve ser o impulsionador na promoção de uma gestão participativa em sua escola, incentivando a atuação de seus representantes e a participação de todos na elaboração do Projeto Político Pedagógico, para implementar a democracia na escola.